Trabalhar pelo bem comum é um dos inúmeros pontos que motivam a arquiteta Elaine de Souza Bezerra a vestir com mais intensidade a camisa da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc. Ela é o foco da terceira matéria do projeto #souamauc, que tem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre o papel da entidade para as 14 cidades da microrregião.
Elaine está no quadro de colaboradores da Amauc desde dezembro de 2021. A arquiteta destaca essa visão da associação como um dos pontos marcantes durante essa estada de um ano e 10 meses de trabalho já realizado. Ela afirma que “nesse pouco tempo, tive a oportunidade de conhecer pessoas que pensam e sonham com o bem comum. E pessoas assim ficam marcadas na minha vida”, salienta.
A frase de Elaine vai ao encontro com uma das missões da Amauc, que é prestar assessoramento técnico e de serviços aos municípios associados e, assim, impactar também a sociedade como um todo e, assim, gerando o “bem comum”.
A arquiteta e urbanista está como colaboradora da associação desde dezembro de 2021. Mas a história dela começa em 2018, quando chegou para fazer estágio como desenhista e projetista.
O trabalho de Elaine na Amauc é no desenvolvimento de projetos arquitetônicos para as prefeituras. Revela que nesse rol também incluem os “hidrossanitários, luminotécnico, paisagismo, acessibilidade, além de memorial descritivo e orçamentos. Os projetos variam de acordo com as necessidades de cada município, podendo ser uma reforma ou adequação de uma escola até a elaboração de uma rua coberta”, explica.
Sobre seu papel na instituição, Elaine de Souza Bezerra se sustenta nas inúmeras teses do benefício coletivo, dizendo que “é imensamente gratificante poder projetar um espaço que vai ser utilizado por uma diversidade de pessoas, pensar na acessibilidade para todos, conforto, estética, praticidade e funcionalidade. E na Amauc, isso se torna possível pensar em maior escala, pois fazemos para municípios que se preocupam com suas comunidades”, finaliza.