A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) foi fundada em 07 de maio de 1976 composta pelos municípios de Concórdia, Ipumirim, Seara, Xavantina e Itá, visando à integração administrativa, econômica e social, o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional e prestação de assistência técnica e serviços nas diversas áreas de ação das administrações municipais.

Foi a 14ª associação a ser reconhecida no Estado de Santa Catarina, através de apoio da Superintendência da Região Sul (SUDESUL) que, numa época, visava o fortalecimento do agrupamento dos municípios em associações, através de convênios financeiros.

No ano de 1977 passam a integrar esta Associação os municípios de Presidente Castello Branco, Ipira, Piratuba e Peritiba; seguindo-se de Irani e Jaborá no ano de 1978. Em 1989 emancipou-se de Concórdia o município de Lindóia do Sul, em 1991 o município de Arabutã em 1992 o município de Arvoredo se emancipa de Seara e, mais recentemente, os municípios de Paial, emancipado de Itá e Alto Bela Vista, emancipado de Concórdia. Conforme se oficializavam as emancipações, imediatamente os municípios se associavam à AMAUC.

Atualmente são 14 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina. Sua sede localiza-se no Município de Concórdia.

A administração da Associação se dá através da Secretaria Executiva, que coordena as atividades desenvolvidas na associação e executa as ações determinadas pela Assembléia Geral, Diretoria Executiva e Presidência. A diretoria Executiva é formada pelo Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, os quais são eleitos na Assembléia Geral Ordinária, realizada no mês de dezembro de cada ano. Na mesma ocasião é eleito o Conselho Fiscal, formado por quatro Titulares e quatro Suplentes, bem como a indicação de quatro Prefeitos que representam a AMAUC junto à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), sediada em Florianópolis (SC).

Os municípios contribuem financeiramente com a associação, através de uma mensalidade cujo valor é definido em Assembléia Geral, sendo proporcional ao valor que cada município recebe de retorno de impostos do Governo Federal.

Pelas ações desenvolvidas, a AMAUC é uma entidade reconhecida em âmbito regional e estadual como um canal para o fortalecimento de políticas de desenvolvimento municipal e regional. Atua em parceria com diversas entidades e participa de forma ativa nos diversos fóruns e conselhos instalados na região e no estado de Santa Catarina.