You are currently viewing Um trabalho dedicado à região, faça chuva ou faça sol

Um trabalho dedicado à região, faça chuva ou faça sol

Em 22 anos de serviços prestados pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, o topógrafo Nilson Klitche, experimentou em várias ocasiões se dedicar ao coletivo de forma literal, faça chuva ou faça sol. Ele é o sexto personagem do perfil #souamauc, que tem o objetivo de ampliar a compreensão da sociedade sobre os serviços que são realizados pela instituição.

De acordo com o que já foi reiterado, a topografia é um dos mais importantes setores da entidade e auxilia as prefeituras associadas na tarefa de descrever áreas, analisar medidas, perímetros, altitude, variação de relevo entre outros. Boa parte desse trabalho é de campo, e no caso da Amauc, com instrumentos e equipamentos de última geração.

Como também já frisado, a associação realiza um importante papel de assessoramento aos municípios, através de vários serviços, que provocam impactos positivos para as 14 prefeituras da microrregião.

Trabalhar o para bem comum exige esforço, mas às vezes esse esforço tem que ser redobrado. Nilson vivenciou essa experiência quando prestou serviços de topografia pela Amauc, por solicitação da Prefeitura de Presidente Castello Branco, para realizar o levantamento nas estradas do interior dessa cidade visando a posterior implantação da rede de água.

Klitche recorda que foi um trabalho de campo muito intenso, que durou 15 dias e com os equipamentos que, naquela época, não davam a agilidade que era necessária para fazer essa tarefa. Foi um período em que os técnicos ficaram sob sol, chuva e oscilação de temperatura. O objetivo era dar celeridade ao trabalho, já que a necessidade de abastecimento de água era urgente. A rede de água hoje atende as comunidades rurais que vinham sofrendo com a falta desse recurso, especialmente em épocas de estiagem. Esse serviço correspondeu a uma das primeiras etapas que faz parte da execução desse projeto, que virou obra pronta.

Relatando essa passagem, o topógrafo reforça que “fazer parte da Amauc é uma sensação de satisfação por saber que tudo que fazemos é parte do desenvolvimento de toda a nossa região”, finaliza.