You are currently viewing Um patrimônio humano e social da Amauc

Um patrimônio humano e social da Amauc

Toda a empresa tem o seu “patrimônio humano”, ou seja, pessoa com mais tempo de casa e que conhece cada centímetro, processos e caminhos para o cumprimento do papel pela organização. Na Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, esse patrimônio, imaterial, icônico e social atende pelo nome de Neusa Maria Poletto Pucci. E não é para menos! Do quadro de colaboradores, ela é a que tem mais tempo de casa. Já são mais de 37 anos de prestação de serviços para os municípios da região.

Assistente Social por formação, Neusa começou sua trajetória na entidade no dia 30 de outubro de 1986. “meu início na Amauc foi através de um convênio, entre a Amauc e Fundação Catarinense de Desenvolvimento Social – Fucadesc. Esta contratação aconteceu para suprir a demanda existente na região em relação à área de profissionais de Serviço Social, uma vez que, por si só, os municípios não teriam mecanismos de contratação”, conta.

Observa que naquele momento foram criadas iniciativas de estado para serem implantadas nos municípios e, desta forma, a necessidade deste profissional para disseminar as ações. Completa que, “na época, tanto na esfera estadual, quanto federal, os programas e projetos sociais eram determinados para serem executados. Por exemplo: construção de Centros Comunitários, implantação de conselhos comunitários; construção de centros de convivência de idosos; implantação de grupos de convivência de idosos, clube de mães”, afirma.

O grande marco de sua atuação

Neusa Poletto está na função de assessora de políticas públicas, onde tem a presença do profissional do serviço social. Completa que sua tarefa é “atuar em diferentes áreas correlatas à Política da Assistência Social, atendendo os objetivos institucionais da Amauc, que tem como missão fortalecer a administração pública municipal, com excelência na gestão e oferta de serviços qualificados, especializados e buscando o fortalecimento das Políticas Sociais Públicas”.

A assistente social explica que essa função utiliza em seu processo de trabalho estratégias de ações que são coletivas, particularizadas e de representação institucional para disseminar atividades de políticas públicas de qualquer esfera governamental.

Ao olhar para trás nessa jornada que completa 38 anos em 2024, Neusa exprime que “nunca imaginei que minha vida profissional fosse ser tão expressiva! Olhando para este espaço que ocupo, sinto-me muito feliz e realizada pelo aprendizado que adquiri, pela convivência e sobretudo por aquilo que desenvolvo na defesa de direitos sociais”, frisa. Finaliza que “a Amauc é uma extensão da minha família e da minha vida! A Amauc me permite muitas oportunidades. Tenho muita gratidão e orgulho em fazer parte desta instituição”.