O diagnóstico do potencial da agroindustrialização da grande região do Meio Oeste catarinense será tema de reunião que envolverá quatro associações de municípios. O encontro será realizado na quinta-feira, dia 29, na cidade de Treze Tílias.
O evento está sendo coordenado pela regional do Sebrae, em conjunto com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinese (Ammoc), Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) e Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc).
Conforme o analista técnico do Sebrae, Enio Albérto Parmeggiani, a iniciativa é fruto de um levantamento realizado pelo serviço ainda no ano passado, com o objetivo de levantar o potencial econômico dessa grande região. Essa ação também contempla outras iniciativas, como o Cidade Empreendedora, por exemplo. Ele indica que durante esse levantamento realizado nos últimos meses, ficou constatado alguns pontos em relação à implantação do Sistema Municipal de Inspeção, o SIM, relativo às agroindústrias, na maior parte dos municípios.
A reunião desta semana também vai mostrar o cenário atual em toda macrorregião, compreendida por essas quatro associações de municípios e discutir quatro eixos temáticos, que são Estruturação do SIM, POA e POV que dispõe sobre produtos de origem animal e vegetal; qualificação do Consórcio ao SISBI POA e SISBI POV; Fortalecimento da agroindústria local; e apoio e acesso a mercado.
O encontro será direcionado para representantes municipais do Meio Oeste catarinense, como secretários e diretores de agricultura, mais lideranças políticas de cada cidade.
De acordo com Parmeggiani, a ideia é que, com o desenvolvimento do projeto a ser deliberado nessa reunião, buscar parceria financeira via Sebrae para a sua implementação.