Acontece nesta sexta-feira, dia 24, a I Conferência Intermunicipal da Pessoa com Deficiência da Região da Amauc. O encontro será no auditório do Senac, na Capital do Trabalho, a partir das 8h. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Concórdia.
O ato deve reunir mais de 100 participantes dos municípios de Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Itá, Irani, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina. Os inscritos são profissionais de diversas áreas, com envolvimento na política da pessoa com deficiência, sendo representantes governamentais, da sociedade civil, convidados e observadores.
Conforme o Regimento Interno da conferência, o objetivo é mapear os principais desafios e decidir as prioridades através da discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência, analisando, propondo e deliberando com base na realidade local, os cenários atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência. Esse evento, cuja programação se estenderá durante todo o dia, também vai eleger delegados para o encontro estadual que também vai abordar essa temática, a ser realizado no mês de março de 2024, em Florianópolis.
A programação desta sexta-feira prevê a realização de mesa redonda, apresentações artísticas e discussão interna dos cinco eixos temáticos da conferência, que são: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade; e Os desafios para a comunicação universal.