You are currently viewing CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO PARA PRÉ-ESCOLARES

CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO PARA PRÉ-ESCOLARES

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Profissionais da rede municipal de educação da região da AMAUC, participaram da capacitação e atualização em nutrição para pré-escolares, organizada pelo Colegiado Regional de Nutrição, com a nutricionista especialista em Nutrição Materno Infantil, Janice Danielli. Mais de 900 profissionais dos CMEI da região participaram do encontro que aconteceu nos dias 02, 06 e 07 de fevereiro, em Concórdia.

 

“Todo ano o colegiado organiza formações para que os profissionais envolvidos com a alimentação escolar estejam preparados para atender as demandas conforme as necessidades nutricionais dos alunos, considerando a cultura alimentar local para promoção da alimentação adequada e saudável, de acordo com o que é determinado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, pontua a coordenadora do Colegiado de Nutrição, Natália Zonta.

 

Conforme Janice, a primeira infância é o período que vai desde a gestação até os 6 anos de idade. É considerada a fase de maior importância para o crescimento e desenvolvimento humano, pois é nela que o cérebro se desenvolve em um ritmo sem precedentes se comparado a qualquer outro momento da vida. Além disso, é nessa fase que a criança está desenvolvendo e aprendendo várias habilidades como engatinhar, caminhar, se comunicar, regular seus sentimentos, mastigar. Todas essas conexões são as responsáveis pela saúde mental e física, assim como pelos resultados da aprendizagem, aquisição de competências sociais e pela capacidade do ser humano de se adaptar e de ser produtivo. É na primeira infância também que a criança aprende a comer, é formado o paladar, repertório alimentar e os hábitos alimentares que seguirão por toda a sua vida, incluindo a próxima geração.

 

Comer vai muito além de levar o alimento a boca. Comer é um ato complexo, aprendido e que envolvem várias etapas em diferentes fases da vida. A introdução alimentar, por exemplo, é um processo de aprendizado que se inicia aos 6 meses de idade e vai até os 2 anos de vida. Após essa etapa, dá-se continuidade a esse aprendizado através do desenvolvimento de habilidades e competências.

 

“A formação do paladar e dos hábitos alimentares são moldados conforme o ambiente em que vivemos. A criança na fase da primeira infância passa boa parte do seu dia no ambiente escolar. Sendo assim, a Escola também é uma importante promotora dos hábitos alimentares. Por isso, conhecer e entender cada etapa do desenvolvimento do aprendizado de comer, nos permite planejar e executar ações mais assertivas para garantir um crescimento saudável e seguro”, pondera Janice.