Condições dos Decretos de Situação de Emergência devido à estiagem nos municípios da AMAUC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Conforme informações repassadas pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, coordenadoria regional na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2022 foram registrados volume de chuva entre 20 mm e 40 mm na região do Alto Uruguai Catarinense, com valores entre 60 mm e 140 mm abaixo do esperado para esta região.

A região do Alto Uruguai Catarinense está classificada em seca severa, e desta forma registra-se perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns e restrições de água impostas. No abastecimento urbano, Concórdia e Seara permanecem no nível crítico sendo utilizado caminhões-pipa para manter o abastecimento.

Até a data de ontem (21) Concórdia, Ipira, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina estão com processos homologados pelo Estado. Alto Bela Vista, Ipumirim e Piratuba estão com processo de homologação em tramitação.

Na esfera federal Concórdia, Ipira, Itá, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco e Xavantina estão com processo reconhecidos e desta forma apta a solicitar recursos financeiros e materiais para dar continuidade a resposta da situação de emergência.

Seara está com processo de reconhecimento federal em análise, sendo que os demais municípios necessitam obter homologação antes de iniciar o processo de reconhecimento.