Conforme informações repassadas pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, coordenadoria regional na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2022 foram registrados volume de chuva entre 20 mm e 40 mm na região do Alto Uruguai Catarinense, com valores entre 60 mm e 140 mm abaixo do esperado para esta região.
A região do Alto Uruguai Catarinense está classificada em seca severa, e desta forma registra-se perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns e restrições de água impostas. No abastecimento urbano, Concórdia e Seara permanecem no nível crítico sendo utilizado caminhões-pipa para manter o abastecimento.
Até a data de ontem (21) Concórdia, Ipira, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina estão com processos homologados pelo Estado. Alto Bela Vista, Ipumirim e Piratuba estão com processo de homologação em tramitação.
Na esfera federal Concórdia, Ipira, Itá, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco e Xavantina estão com processo reconhecidos e desta forma apta a solicitar recursos financeiros e materiais para dar continuidade a resposta da situação de emergência.
Seara está com processo de reconhecimento federal em análise, sendo que os demais municípios necessitam obter homologação antes de iniciar o processo de reconhecimento.