Quando se fala em Educação são muitos os desafios que surgem. O sistema educacional inclusivo deve buscar caminhos e práticas que concretizem a igualdade de acesso, permanência e aprendizagem dos alunos público alvo da educação inclusiva na escola. Os serviços e profissionais que garantem estes direitos são fundamentais para efetivação e concretização destes princípios, garantindo o direito de educação a todos.
Considerando a necessidade de estabelecer uma proposta pedagógica para a retomada das atividades e para a construção de diretrizes de educação inclusiva, iniciada em 2019 na região AMAUC e temporariamente suspensa em razão da pandemia Covid-19, os municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Lindóia do Sul e Xavantina decidiram por realizar uma capacitação coletiva, como forma de fundamentar a construção de um documento norteador de Educação Inclusiva sob os aspectos técnicos e legais que fundamente a prática pedagógica.
A formação aconteceu durante os meses de novembro e dezembro coordenada pela Psicopedagoga, Marisa de Lourdes dos Santos de Mello, e abordou diversas formas de conduzir a aprendizagem de forma inclusiva, dentre eles: o acesso igualitário a oportunidades, a valorização das diferenças entre pessoas, abrangendo, assim, as diversidades sociais, étnicas, intelectuais, culturais, físicas, sensoriais e de gênero.
Como resultado deste trabalho será elaborado um documento norteador considerando os marcos legais da educação inclusiva.