O Colegiado de Cultura da região da Amauc esteve reunido na manhã desta quarta-feira (1), na sede da associação. No encontro coordenado pelo presidente do Colegiado, Diretor de Cultura de Concórdia, Bruno Dariva, o grupo realizou um balanço das atividades realizadas no ano de 2021 e planejamento para 2022.
Dentre as atividades destacou-se o retorno das atividades presenciais na política da Cultura, de forma gradativa, organizada e segura. A realização do I Fórum Regional de Cultura da Amauc, que acontece de forma virtual possibilitando debates, reflexões e construção de conhecimentos em um período em que as políticas culturais precisam encontrar novos mecanismos para dar sustentabilidade na sua forma de gestão e ainda como forma de revigorar esta área com novas atividades na busca de alternativas para atender às necessidades locais e qualificar os Conselhos Municipais para o exercício de sua função. Realização de oficina para elaboração de projetos a exemplo do Edital Elisabete Anderle, além de reuniões importantes para debater amplamente sobre a Lei Aldir Blanc que prossegue no ano de 2022 e os Planos Municipais de Cultura.
Ainda foi construído um planejamento preliminar das ações para 2022, com foco na implantação do sistema de mapas culturais que tem como objetivo fortalecer o Plano Municipal de Cultura, integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços e eventos culturais da região. Programação de capacitações, seminários e viagens técnicas.