Prefeitos e vice-prefeitos estiveram reunidos na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense para assembleias conjuntas da Amauc e Consórcio Lambari, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro.
O vice-presidente da Amauc, Marcelo Baldissera e o presidente do Consórcio Lambari, Rogério Pacheco, coordenam os trabalhos.
Os prefeitos contaram com a presença do diretor da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Adir Faccio, convidado para falar sobre o Marco Legal de Saneamento e a necessidade da revisão/atualização dos planos de resíduos sólidos e planos de saneamento, e a contratação/repactuação dos contratos de prestação do serviço de saneamento dos municípios (água/esgotamento urbano). Também foram repassadas informações sobre o convênio TRATASAN, o qual foi concluído pelo Consórcio Lambari e está em análise técnica da ARIS. O projeto visa proporcionar aos municípios com população menor de 15 mil habitantes alternativas individuais para o tratamento do esgotamento sanitário. Para a revisão das metas dos planos de saneamento e resíduos sólidos a equipe técnica do Consórcio Lambari deverá auxiliar os municípios, uma vez que participou na elaboração dos citados planos.
Também foi aprovado o envio de um documento à coordenação de Interiorização da Polícia Federal, relatando a situação migratória na região da AMAUC e a demanda reprimida para regularização dos imigrantes que precisam passar pela Operação Acolhida para conseguirem a documentação necessária com a finalidade de acessar o mercado de trabalho, serviços de saúde e social. A proposta da região é que seja realizada uma operação força tarefa para resolver essa situação.