Colegiado de Assistência Social da Amauc, realizou reunião mensal ordinária de forma presencial, ontem (11), na Câmara de Vereadores de Seara, com representantes da assistência social de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Seara e Xavantina.
Os encontros são um espaço de troca, pactuação de ações regionais, informações técnicas que contribuem para o fortalecimento dos serviços e da política da assistência social nos municípios.
Dentre os assuntos tratados destacamos:
- O retorno gradativo das atividades presenciais dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvidos nas unidades de CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e dos CREAS – Centros de Referência Especializados de Assistência Social, que em decorrência da pandemia da Covid-19, estavam sendo realizados de forma remota. Cada município relatou o seu cenário e o processo gradativo deste retorno, considerando as recomendações sanitárias de segurança e seguindo um plano de retorno.
- A necessidade de ampliação de políticas públicas interdisciplinares especificas (saúde, educação, habitação) para atender o crescente número de imigrantes e migrantes que chegam na região e tem como referência de acolhimento os CRAS.
- A necessidade de investimento em ações voltadas a crescente violência contra idosos, mulheres, crianças e adolescentes.
- Informes sobre eventos intermunicipais, estadual e regionais que estão programados para o período de setembro a dezembro;
- Cronograma das reuniões que serão realizadas pelo Colegiado de forma presencial, sendo o próximo encontro no município de Ipira, no dia 14 de setembro.
O encontro contou com a participação virtual da Assistente Social da SDS/SC, Neylen Junckes, que debateu sobre as medidas socioeducativas em meio aberto e como cada município tem encaminhado essa política em seu território. Ainda foi debatido sobre a importância da utilização do SIPIA SINASE.
SIPIA SINASE – O Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (SIPIA SINASE), é uma ferramenta de informações em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas. O Sistema faz a integração entre as unidades executoras de medidas socioeducativas, ministério público, varas da infância e juventude, delegacias, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.