O Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realiza todos os anos ações voltadas para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e sobre a responsabilidade de cada um em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Neste ano, a campanha do 18 de maio: Dia Nacional pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, traz reflexões que buscam o engajamento de toda a sociedade, reforçando que não podemos ser omissos neste momento. São crianças e adolescentes que estão sendo vítimas de um tipo de crime que trará marcas profundas para o resto de suas vidas, que terão o futuro totalmente comprometido caso não sejam ajudadas. É preciso um olhar atento para reconhecer a violência, denunciar e com isso, proteger dos abusos.
As denúncias podem ser feitas através do: Disque 100, Conselho Tutelar, Polícia Civil e delegacias especializadas, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Lembre-se: Abuso Infantil é Crime! Denuncie.
Campanha realizada pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Concórdia), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Prefeitura Municipal de Concórdia.
Sobre a data: O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.