Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, o Colegiado de Educação da AMAUC, tratou sobre o planejamento regional para o cadastro dos profissionais de educação a serem imunizados contra a Covid-19. Ainda não se tem uma data definida para o início da vacinação desses profissionais nas unidades de saúde, mas esse cadastramento se faz fundamental para o planejamento estadual de imunização e irá facilitar o processo de vacinação.
“Um formulário elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde com a validação do Comitê Estadual de Retomada das aulas, começa a ser enviado aos municípios, para preenchimento e posterior planejamento das ações. Este trabalho será desenvolvido pelas Secretárias Municipais de Educação, atendendo todas as redes de ensino públicas e privadas (educação básica, profissionalizante e ensino superior)” explicou o consultor de educação da AMAUC, Humberto Dalpizzol.
Planejamento para aplicação das doses divulgada pela SED
Apesar de ainda não haver data para o início da imunização dos profissionais da educação, o plano é necessário para definir um processo para o início da vacinação. A proposta considera a existência de áreas de atuação que estão mais expostas ao contágio pela Covid-19 devido à dificuldade da utilização de máscaras e à prática do distanciamento social, como as turmas de educação infantil.
O plano considera a maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial ou mista. Por isso esses trabalhadores integram o primeiro grupo de vacinação, conforme detalhamento na lista abaixo:
1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial
Educação Infantil (professores e auxiliares)
Educação Especial
Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência)
Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)
Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)
Ensino Superior
2º grupo – Profissionais que atuam em Atividade Remota
(A ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)
Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid;
Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.