De uma forma muito repentina a rotina do contexto escolar mudou. Diante da pandemia da COVID-19 professores e alunos distanciaram-se presencialmente e novas formas de ensinar e apreender precisaram ser criadas. Por esta razão, uma nova rotina familiar foi apresentada, pais, acompanhados pelos profissionais da educação à distância, tornaram-se mediadores das atividades escolares no processo de ensino aprendizagem com um único objetivo, o de assegurar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação com as famílias dos alunos e mostrar a importância do trabalho conjunto, o Colegiado de Educação da AMAUC, em parceria com a Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense inicia a campanha regional de incentivo às famílias para as atividades não presenciais.
Conforme a Secretária de Educação de Arabutã e Presidente do Colegiado de Educação da AMAUC, Edenice Patzlaff, são muitos os desafios enfrentados pela educação e a parceria entre escola e família está sendo fundamental para alcançar um bom desempenho dos alunos e fortalecimento dos vínculos “em muitas mãos estamos trabalhando pela educação e buscando garantir um ensino público de qualidade aos nossos estudantes”, pondera.
O presidente da AMAUC e Prefeito de Ipira, Emerson Reichert, destacou que a região vem trabalhando desde o início para que os conteúdos cheguem até os seus alunos e assim garantir a aprendizagem. “Infelizmente não temos uma data certa para o retorno das aulas, o que sabemos é que quando isso ocorrer será de forma híbrida, adequando diversos protocolos para garantir a segurança de todos os envolvidos. Por enquanto precisamos continuar com o ensino de forma remota, contando com o incentivo dos familiares e responsáveis para que os alunos realizem as atividades”, pondera.
A campanha busca atingir cerca de 16 mil estudantes da rede pública municipal de educação da região da AMAUC. Acompanhe a através das redes sociais da AMAUC e das prefeituras municipais da região.
A campanha regional de incentivo às famílias para as atividades não presenciais foi desenvolvida pelo Colegiado de Educação e o CoGemfri da AMFRI e disponibilizado para ser replicada por outras associações.