You are currently viewing Em reunião prefeitos da região Amauc decidem manter decretos até 24 de setembro, seguindo determinações das portarias emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina

Em reunião prefeitos da região Amauc decidem manter decretos até 24 de setembro, seguindo determinações das portarias emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC, reuniram-se nesta quinta-feira, 03 de setembro, para discorrer sobre as medidas restritivas que devem ser adotadas de acordo com os níveis de classificação da avaliação do Risco Potencial das regiões de saúde.

Conforme o Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira, na última sexta-feira (29), o Governo Estadual publicou a portaria SES nº 658, que defini as normas a serem adotadas em cada nível. “A portaria estabelece o que deve ser cumprido por cada município, podendo somente ser emitido decretos mais restritivos. Com a decisão da Justiça de que o Estado deve centralizar as ações de combate ao COVID-19, os municípios estão impedidos de emitir qualquer ato que flexibilize as restrições postas pelo Estado, de acordo com o grau de risco da região”, destaca.

O Presidente da Amauc, prefeito Emerson Ari Reichert, reforçou a importância do trabalho coletivo que a região vem realizando desde o início da pandemia e que tem servido de exemplo para todo o Estado. “A nossa região vem mantendo equilibrado o número de casos ativos, ou seja, os casos confirmados, verso os casos curados. Ainda precisamos do apoio de toda a população para que as medidas preventivas continuem e assim consigamos manter a nossa curva em declínio”, pondera.

Ficou definido que os municípios irão manter os decretos já emitidos até o dia 24 de setembro, seguindo todas as orientações e recomendações já emitidas pelos decretos e portarias estaduais. Casos se tenha alteração no mapa de matriz de risco os prefeitos voltam a se reunir para novos encaminhamentos.

Ainda, durante a reunião foram repassadas informações sobre o andamento dos trabalhos de revitalização das SC na região da Amauc. No momento estão sendo realizada os serviços de limpeza de plataforma e operação tapa buraco. O processo para manutenção das rodovias não pavimentadas está sendo concluído e será executado diretamente pelo município de Ipumirim, na Rodovia SC 154 (trecho de Ipumirim até a divisa com o município de Vargeão). Lembrando que obras estruturantes ou recuperação de estradas em estado precário, continua sendo obrigação do Governo Estadual.