You are currently viewing Avaliação das aulas não presenciais e protocolo de retorno as aulas presenciais foram temas debatidos na reunião do Colegiado Regional de Educação

Avaliação das aulas não presenciais e protocolo de retorno as aulas presenciais foram temas debatidos na reunião do Colegiado Regional de Educação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Secretários Municipais de Educação realizaram reunião virtual na manhã desta quinta-feira, 4 de junho, para tratar sobre o contexto excepcional vivenciado pela educação devido a pandemia do novo coronavírus, retorno presencial as aulas previsto para o mês de agosto e avaliação de como estão acontecendo as aulas não presenciais.

Conforme decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina nesta segunda-feira, 1° de junho, o retorno as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior devem começar gradativamente a partir do inicio de agosto, respeitando a situação epidemiológica local e cumprimento das obrigações para prevenção e mitigação da disseminação do COVID-19 no ambiente escolar.

“No Brasil o retorno as atividades presenciais nas escolas vai depender de uma série de medidas e ações em conjunto, que poderão ser encaminhadas através de Lei do Congresso Nacional, regramento do Ministério da Educação, ou ainda regulamentadas nos Estados. Em Santa Catarina o Governo do Estado trabalha em conjunto com diversas Instituições públicas e privadas, dentre elas a FECAM e as Associações de Municípios. Estamos trabalhando de forma coletiva, estudando os protocolos já existente em outros países e as recomendações que estão sendo repassadas pelos órgãos de saúde para que possamos estar preparados quando o retorno acontecer”, pondera o consultor de educação da região Humberto Dalpizzol.

Os Secretários aproveitaram para apresentar ao grupo como estão sendo os encaminhamentos de atividades não presenciais. A avaliação do grupo foi unânime ao ponderar que os professores estão se reinventando para atender esta nova demanda buscando estratégias que garantam a aprendizagem, o acompanhamento das atividades e a manutenção do vínculo dos alunos com as escolas.