You are currently viewing Reforço da estrutura hospitalar para atendimento aos pacientes do Covid-19

Reforço da estrutura hospitalar para atendimento aos pacientes do Covid-19

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Desde o início da quarentena os municípios da Amauc têm trabalhado para reforçar o sistema de saúde e adquirir os EPIs necessários para os profissionais. Centros de triagens foram montados para atender pacientes com sintomas de coronavírus, para uma avaliação inicial que irá identificar os possíveis casos da doença, evitando aglomerações no pronto atendimento. Os hospitais que irão receber os pacientes COVID-19 também receberam novos equipamentos e estão preparados para aumentar suas estruturas, se necessário for.

Conforme informação que o Prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, recebeu do Secretário Adjunto da Secretária de Estado da Saúde, André Motta, é de que a SES está monitorando os casos. Conforme informações, na região Oeste possui 5 cinco hospitais de referência (Concórdia, Chapecó, Videira, Caçador, Joaçaba) com 124 leitos para atender pacientes COVID-19, destes 15% da capacidade está sendo ocupada. Se algum destes hospitais superar sua capacidade instalada os pacientes serão encaminhados aos hospitais que estão dentro dessa área de abrangência, através da Central de Regulação Estadual. “Graças ao esforço dos Prefeitos na busca de estruturar o sistema de saúde para atender a população tivemos um aumento de 21 leitos nos últimos dias que foram distribuídos dentro da região”, pontua Pacheco.

Conforme o presidente da Amauc, prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert, “o poder público está fazendo a sua parte para estruturar a rede de saúde para bem atender a todos, mas é imprescindível o apoio de toda a população adotando as medidas preventivas para evitarmos o colapso do sistema de saúde”.

Para se proteger e evitar a propagação da doença é preciso: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e higienizá-las com álcool 70%; usar máscara, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossis e espirrar, evitar contato próximo, ficar em casa se possível.