You are currently viewing Região da Amauc trabalha de forma conjunta na aquisição de EPIs para os profissionais de Saúde

Região da Amauc trabalha de forma conjunta na aquisição de EPIs para os profissionais de Saúde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os municípios  da Amauc, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense – CIS Amauc, estão trabalhando de forma conjunta para a aquisição de materiais de procedimentos médico hospitalares, que busca atender a demanda urgente/calamitosa em relação ao vírus COVID-19.

O presidente da Amauc, Prefeito Emerson Reichert, ressalta que os Prefeitos(as) da região estão em contato permanente adotando medidas uniforme de acordo com o que determina o Decreto do Governo do Estado e as portarias e atos normativos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

Os materiais que estão sendo adquiridos de forma consorciada visam suprir  a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, nas unidades de saúde. A Diretora do Consórcio, Sara Sarturi, ressalta que se tem trabalhado diariamente na busca de fornecedores para aquisição dos EPIs necessários para enfrentar a pandemia e garantir aos profissionais da saúde a segurança necessária para atender a população  “o mercado nacional não está conseguindo atender a demanda e consequente há um aumento significativo nos preços, a compra conjunta possibilita aquisição dos materias por preço menor”.

Os materiais que estão sendo adquiridos através  do Consórcio para utilização das equipes de saúde são: álcool em Gel 70%, Avental manga longa, óculos de proteção individual, luvas de procedimento, touca sanfonada elástica, máscara respirador PFF2, Testes Rápidos COVID-19, máscaras de proteção facial total.

Outro ponto importante a ser destacado é quanto a aquisição de equipamentos para estruturar hospitais referenciados para atender casos do COVID-19 e possivelmente hospitais de campanha. O Governo de Santa Catarina divulgou hoje (03), que alguns equipamentos já começaram a ser distribuídos para os hospitais que receberão pacientes com coronavírus, e que o sistema de saúde está sendo preparado em todas as regiões do Estado. Até o fim de maio a meta do Estado é ter mais de 700 novos leitos de UTI em SC.