Técnicos da Amauc, participaram de reuniões virtuais com os assessores de apuração do valor adicionado, auditores, julgadores, relatores e impugnadores do estado de Santa Catarina, aonde foram tratados importantes assuntos e encaminhamentos para os municípios da região.
As reuniões aconteceram nos dias, 24, 25, 26 e 31 de março, coordenadas pelo administrador do cálculo do Índice de Participação dos Municípios, auditor fiscal, Ari José Pritsch. Representaram a região da Amauc o Assessor em Movimento Econômico, Valdecir Munaretto, a técnica tributária da Amauc, Renate Moser Faccin e o técnico de informática da associação, julgador dos processos agropecuários, Diego Girotto.
Diversos assuntos foram tratados nesses quatro dias de debate entre eles, Inovações em andamento no cálculo do Valor Adicionado; Filtros de auditoria; Adequações no cálculo do VA e alteração do Port. 233/12; Debate sobre melhorias necessárias para fazer frente aos pontos fracos apontados na avaliação, envolvendo: Auditoria; Impugnações e Julgamentos e relatorias.
Diante das inúmeras decisões tomadas em reunião destacamos: a decisão de postergar o prazo para digitação das Notas de Produtor Rural pelas Unidades Conveniadas de 31.03.2020 para 10.04.2020; adequação de todos os filtros necessários para auditoria do movimento econômico; alteração de novos cálculos de diversas atividades econômicas, Q48 da DIME – Declaração do ICMS e do Movimento Econômico, como Energia Elétrica, Transportes e outras e os diversos debates referentes a apuração do VAM – Valor Adicionado Municipal, nas diversas fases de trabalho e apuração do ano base de 2019, exercício de 2020, junto a SEF/SC.
Os servidores estão trabalhando remotamente mas com total empenho e dedicação para que se obtenha o êxito necessário na busca do real Valor Adicionado dos Municípios (VAM) da região.