Data que integra o Outubro Rosa aconteceu no fim de semana com coleta de material para investigação de células cancerígenas.
Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing
A Secretaria de Saúde de Piratuba, montou atendimento especial neste sábado (19), para a realização de coleta de células para o exame de detecção de câncer de colo de útero. A informação é da enfermeira Cirene da Silva Carvalho, que coordenou as coletas.
Segundo a profissional, o “Dia D” de coleta é realizado com o objetivo de atender com mais eficiência o público feminino. O procedimento é uma oportunidade acolher as mulheres piratubenses com atenção e respeito pela saúde.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Considerado o principal exame preventivo, o Papanicolau, no qual é coletada amostra de secreção vaginal. O objetivo é verificar a presença de lesões ou de células escamosas atípicas e condições da parede do colo do útero que possam sugerir a presença de infecção por HPV.
Alguns cânceres de colo do útero podem ser diagnosticados pelo resultado anormal do exame o que levará à realização de exames complementares, para uma confirmação diagnóstica da doença.
O câncer de colo do útero também pode ser diagnosticado através dos sintomas como sangramento vaginal anormal ou dor durante a relação sexual.
Ainda de acordo com a enfermeira Cirene da Silva Carvalho, os exames continuam sendo feitos ao longo do ano, bastando apenas que a paciente procure a Unidade Básica de saúde para o agendamento. A orientação é que o procedimento seja realizado uma vês por ano, preferencialmente no mês de aniversário, o que facilita a identificação exata do período anual de exames.