You are currently viewing Prevenção e saúde no evento Outubro Rosa e Novembro Azul

Prevenção e saúde no evento Outubro Rosa e Novembro Azul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Saúde promove no dia 19 de outubro, sábado, um evento especial sobre prevenção e saúde com o Outubro Rosa e Novembro Azul. Com início às 16h na Rua Coberta, o objetivo é transmitir informação sobre doenças que são responsáveis por altos índices de mortalidade, tanto no Brasil como em todo o mundo. No caso das mulheres, a campanha é voltada à prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero. Para os homens a atenção é para o câncer de próstata.

Está marcado para às 16h30 a abertura oficial, seguida às 17h com a apresentação de danças (Sesi e Casa da Cultura). Às 17h30 mesa redonda “Saúde da Mulher e Saúde do Homem”. Aulão de dança às 18h, sorteio de brindes às 19h seguido de outro aulão de dança e às 20h encerramento. Durante a mobilização diversas entidades vão desenvolver atividades sobre o tema.

Haverá mateada e food truck, massoterapia, verificação de pressão arterial, orientações sobre a prevenção da saúde do homem e da mulher, construção de igualdade de gêneros, desconstrução de padrões, empoderamento feminino. Também contará com cuidados pessoais, como corte de cabelo feminino e masculino, barba, sobrancelha e maquiagem. Orientações sobre alimentação saudável e educação em saúde bucal, postural, além de recreação pra toda a família, brinquedo para as crianças e sorteio de brindes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

No mês de novembro as ações são voltadas à saúde masculina com a campanha Novembro Azul. É um alerta para o câncer de próstata, o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Segundo o Instituto Oncoguia, este tipo de tumor é a segunda principal causa de morte entre os homens e se manifesta principalmente na terceira idade, pois cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Além do câncer, a campanha do Novembro Azul faz um trabalho de conscientização sobre o cuidado com a saúde masculina, como um todo. Estudos indicam que os homens não fazem consulta ou acompanhamento médico periódico e muitas vezes por preconceito ou tabu. Lembrando que o câncer de próstata é silencioso, ou seja, não apresenta sintomas no estágio inicial, se manifestando quando o tumor está numa fase avançada, diminuindo as chances de cura.