Iniciou hoje a formação continuada com os professores e gestores do Ensino Fundamental (Anos Finais), organizada pela Associação dos Município do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC, através do Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Educação.
Através dos encontros os profissionais irão construir as Diretrizes Curriculares Regionais do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), tendo como documentos referências: a BNCC (2017) – Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base do Território Catarinense (2019), atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96 no que diz respeito ao acesso do ensino de qualidade. Nesta etapa (anos finais) o aluno já solidificou o seu processo de alfabetização e passa a ser apresentado a conhecimentos mais complexos, relacionados à interpretação e produção textual, matemática, ciências, etc. Esse período constitui uma base fundamental para o desenvolvimento do estudante no ensino médio.
Conforme a coordenadora Claudia Maria da Cruz, especializada em gestão pública da educação, a construção de diretrizes curriculares pelos professores é fundamental para o protagonismo de professores e alunos, a orientação da prática pedagógica, o planejamento e a avaliação cotidiana. Ao todo serão realizados 06 encontros com os municípios de Ipira, Irani, Itá, Jaborá e Seara, que participam da construção coletiva do documento.