Grupo que integra curso profissionalizante projeta criações para desfile de formatura, evidenciando potencial do setor para empreendimento em rota turística.
Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING
Conhecimento em tecidos, estampas e padronagens, um saber que está na moda e tem inspirado uma turma apaixonada pela costura. A jovem Samanta Welter é uma delas. Aos 18 anos teve o primeiro contato com o universo têxtil e agora pensa em seguir carreira confeccionando suas próprias peças.
Outra futura empreendedora do setor é Joice Guarnieri Fontanella. Aos 53 anos a professora aposentada também vive a aproximação inicial com a moda e demonstra afinidades com a modelagem e costura.
O prazer pela arte da costura, é o que une o grupo de mulheres de diferentes idades que planejam fazer carreira na moda. As alunas são de quatro cidades: Piratuba, Ipira, Peritiba e Alto Bela Vista, municípios do Integrar, um projeto que busca o desenvolvimento sustentável para o turismo na região.
Foi do consórcio que saiu a ideia: A criação de um curso profissionalizante em moda e alta costura. As aulas começaram em novembro e vão até o final de setembro deste ano. Os encontros acontecem em Ipira, na Unidade Tecer Moda.
No local além de espaço físico as alunas têm acesso à máquinas e equipamentos de costura. Aulas sobre modelagem, design e empreendedorismo, completam a grade curricular, garantindo direcionamento de carreira e planejamento profissional para as futuras empreendedoras.
Para a gestora Irma Gard Maristela Strauss, coordenadora do Integrar, o avanço na aprendizagem do grupo são notáveis: “ Estas mulheres têm muita garra e determinação. Algumas já apresentavam uma breve noção sobre costura, mas a maioria aqui tinha apenas o desejo de desvendar os segredos que envolvem a produção de moda. Nossa expectativa é que a produção do vestuário promova uma mudança conceitual, gerando novas possibilidades para o trade de negócios turísticos da região, que tentem a se profissionalizar como um novo corredor da moda no interior do estado”, afirma Strauss.
O resultado final do projeto deve ser apresentado em um desfile programado para a Expo Ipira, que acontece em outubro, exibindo na passarela peças conceituais e comerciais, com foco na coleção primavera-verão 2020.