Campanha iniciada no dia 10 de abril termina nesta sexta, 31 de maio
O público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza H1N1, que ainda não recebeu a dose, deve procurar uma unidade de saúde para ser imunizado, até sexta-feira, 31, dia que encerra a campanha. Em Concórdia, segundo dados divulgados no último dia 23, 82,30% do público já foi vacinado, sendo que a meta nacional é alcançar 90% de cobertura da vacina.
Crianças a partir de seis meses até os seis anos incompletos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, população carcerária e portadores de doenças crônicas, são os grupos que devem receber a vacina. Com a carteira de vacinação também é possível receber outras imunizações que eventualmente estejam atrasadas.
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.