Trabalho de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental tem facilitado o entendimento do conteúdo e motivado o processo de aprendizagem.
Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing
As histórias da colonização de Piratuba e o desenvolvimento ferroviário. Páginas da linha da vida, misturadas ao cotidiano de estudantes da Escola Professor Rodolfo Holeveger, da comunidade de Lageado Mariano, no interior de Piratuba.
Na unidade, a turma do terceiro ano encontrou uma forma divertida de aprender história. Seguindo as orientações da professora, a garotada criou um livro didático sobre a trajetória de Piratuba, ao longo do tempo.
Pra isso, os estudantes que tem entre oito e nove anos, além de ler e pesquisar, embarcaram na viagem pelo conhecimento, visitando espaços, que ligasse as aulas ao cotidiano. Depois de visitarem locais como a Casa da Memória, e a Estação Ferroviária, o tema ficou ainda mais atrativo.
Para Raquel Rosa, de 09 anos, imaginar uma guerra tão duradoura como a do Contestado, em que um grupo de caboclos lutou contra um exército inteiro, é algo que transcende o conhecimento encontrado nos livros.
O prazer em saber mais sobre os acontecimentos do passado, também encantou Eliel Kleemann, de 08 anos. Pra ele o ponto mais interessante foi poder ver uma locomotiva tão antiga ainda em funcionamento, e descobrir que no passado o trem era o que se tinha de mais moderno como meio de transporte.
E depois de tantas experiências vividas, dezenas de recortes e muita colagem, o material finalmente ficou pronto e agora pode ser usado em sala de aula.
Mas afinal, onde todo este conhecimento vai parar? Para a professora Marilene Fries, que foi quem desenvolveu a experiência com os estudantes, mais do que tornar as aulas atrativas e facilitar a aprendizagem, tamanho esforço serve principalmente para fazer dos pequenos estudantes, seres pensantes e que no futuro sejam protagonistas de suas próprias histórias.