Meta da Secretaria da Saúde de Piratuba é superar índices propostos pela OMS e chegar à 100% de cobertura vacinal no município.
Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing
Em 2019, comemoram-se os 20 anos do início das campanhas de vacinação contra o vírus da gripe (influenza), realizadas pelo Ministério da Saúde. Ao longo das duas décadas, muita coisa mudou: a quantidade de pessoas que integram o público-alvo da vacina só cresceu, bem como o número de doses oferecidas e as cepas de vírus utilizadas na fabricação do produto. De acordo com o informe técnico publicado pelo Governo Federal, a campanha deste ano vai de 10 de abril a 31 de maio.
O Dia D, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcada para dia 4 de maio, um sábado. Em Piratuba, a meta é vacinar 150 pessoas. Pra isso o horário especial de funcionamento da Unidade Básica de Saúde, vai das 07:30 da manhã às 05:00 da tarde, sem fechar ao meio-dia.
A informação é da enfermeira Rita Port, que orienta aos piratubenses que fazem parte de algum grupo de risco ou conheçam alguém que precisa se vacinar, para que procurem a UBS. O procedimento é rápido, fácil e gratuito. Para receber a vacina, basta o paciente comparecer no setor munido de cartão SUS e carteira de vacinação. Segundo a profissional, uma vez a pessoa estando na unidade, basta retirar a senha e aguardar atendimento.
Entre os pacientes prioritários estão trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, além da população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
Em Piratuba, a meta é imunizar 1600 pessoas até o dia 31 de maio, quando a campanha será encerrada.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que 90% do público alvo da campanha, seja imunizado. Mas em Piratuba, segundo o setor de vacinação, a previsão é que se garanta 100% de cobertura vacinal no período.