You are currently viewing Colegiado de Educação esteve reunido nesta segunda-feira, 29 de abril.

Colegiado de Educação esteve reunido nesta segunda-feira, 29 de abril.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Reunião mensal do Colegiado de Educação aconteceu na manhã de hoje, 29 de abril, na sede da AMAUC e tratou sobre diversos temas que estão em pauta na área da Educação.  “Os encontros permitem aos municípios discorrer sobre os passos da educação e traçar metodologias que possam ser aplicada em curto, médio e longo prazo, sempre priorizando a qualidade do ensino”, pontua a presidente do colegiado, Fabiana Mariani.

Um dos pontos tratados na reunião foi quanto ao levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, sobre o cumprindo das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata sobre as crianças matriculadas em Creche e Pré-escola. Na região do Alto Uruguai Catarinense 57,14% dos municípios estão dentro do percentual mínimo de atendimento em creches (crianças de 0 a 3 anos). Os dados da pré-escola de 4 a 5 anos de idade mostram que oito dos municípios ficaram dentro do percentual de 100% de crianças atendidas. Os dados são de 2018 e tem como base a população estimada pelo IBGE e os números do INEP.

Para o consultor em educação na região Humberto Dalpizzol, os dados mostram que estamos no caminho certo, “os números nos permitem ver como está a realidade de cada município e planejar as próximas ações que assegurem que todas as crianças (4 e 5 anos) estejam na escola”.  

Outro assunto debatido, foi quanto a orientação repassado pelo TCE aos municípios acerca da necessidade da adequação pedagógica e curricular da Educação Infantil frente às disposições contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), até o início do ano letivo de 2020. Diante disso, a região já está um passo à frente, ainda no final de 2018 os municípios receberam as Diretrizes Curriculares Regional da Educação Infantil, material que foi produzido coletivamente com a assessoria da pedagoga Claudia Maria da Cruz. “o material já está sendo utilizado em toda a região servindo como base norteadora para a gestão da educação, atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, pontua a Assistente Social da Amauc, Neusa Poletto Pucci.