You are currently viewing Municípios precisam estar com todos os fundos regulares para receber recursos de transferências voluntárias do Estado

Municípios precisam estar com todos os fundos regulares para receber recursos de transferências voluntárias do Estado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM informa que a partir de agora o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal- SIGEF/Módulo Transferência está apto para sincronizar a regularidade dos Fundos Municipais e dos Municípios com o Demonstrativo de Atendimentos dos Requisitos para Transferências Voluntárias – DART.

Assim, em definitivamente em vigor o Decreto nº 127 de 2011, que já previa que para um município receber recursos oriundos de transferências voluntárias, ou seja, a primeira parcela do repasse de convênios só será efetuada se o município e todos os seus fundos estiverem regulares, a regra também é válida para assinatura de convênio. No caso de recursos para um Fundo específico, este precisa estar regular, assim como o Município.

Com a alteração realizada no SIGEF por meio da RCM 338, criou um novo tipo de Proponente – Fundos Municipais – que estavam cadastrados na natureza jurídica “Administração Indireta”. Por tanto, os já cadastrados serão automaticamente migrados para a natureza jurídica específica “Fundos Municipais (Administração Direta)”.

Informamos que no momento de gerar a transferência e no primeiro pagamento da parcela, o sistema verificará simultaneamente as naturezas jurídicas Prefeitura/Municípios e Fundos Municipais (Administração Direta) quanto à regular situação no DART.