Doses estão disponíveis em todas as Salas de Vacina de Concórdia
A secretaria estadual de saúde lançou a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, no período de 20 de março até 20 de abril. O objetivo é imunizar 95% da população catarinense, pois atualmente apenas 56% está vacinada. Crianças de 9 meses até adultos de 59 anos podem receber a vacina. Em Concórdia, todas as Salas de Vacina têm doses disponíveis e para receber a imunização é preciso portar a carteira de vacinação.
A mobilização é por conta do caso de óbito pela doença, ocorrido no último dia 7, no estado do Paraná. A intenção é imunizar o máximo de pessoas possível antes que a doença circule em Santa Catarina. A Febre Amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, transmitida por picada de mosquito, que na área urbana geralmente é o Aedes aegypti, mesmo transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A enfermeira Ieda Shumann, da Unidade Sanitária do Centro, explica que quem já recebeu a vacina da Febre Amarela ao longo da vida, já está imune, mas quem tiver dúvidas pode procurar as Salas de Vacina com a carteira de vacinação para obter mais informações.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE, os sintomas iniciais da Febre Amarela incluem: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver: febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença na forma grave podem morrer. Vale chamar a atenção para o fato de que a febre amarela pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.