You are currently viewing Revalidação e prestação de contas do bloco do produtor movimenta secretaria da agricultura

Revalidação e prestação de contas do bloco do produtor movimenta secretaria da agricultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Prazo para deixar em dia notas rurais com a Fazenda catarinense termina no final deste mês.

Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING

O produtor rural Valdir Fritsch da comunidade de Alto Gramado já se prepara para aproveitar os benefícios de estar em dia com as notas do bloco rural. A atividade principal dele é a produção de gado de corte e Fritsch sabe que quanto mais movimentação econômica na propriedade, maiores são as vantagens que ele pode esperar da Agricultura.

Pelos dados do setor de notas do produtor rural, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba, que é quem acompanha a movimentação financeira e prestação de contas, pelo menos mil agricultores pertencem a categoria no município. 

Segundo o servidor Ivo Weber, responsável pelo setor, a expectativa é que até 31 de janeiro de 2019, prazo limite, a grande maioria dos produtores ativos façam a prestação de contas das notas emitidas em 2018: “Em Piratuba a maioria dos agricultores está atenta e quem depende do bloco para as transações comerciais de leite, gado, e cereais e até mesmo frango e suínos, já tem o hábito de manter tudo em dia, contudo a gente faz este chamamento, pra que ninguém perca o prazo”, afirma Weber.

O processo de revalidação e apresentação de notas é uma garantia ao agricultor em caso de afastamento médico ou pedido de aposentadoria. Quem deixa de fazer a prestação de contas corre o risco de ter o as notas bloqueadas no sistema, além de estar em alguns casos sujeito a multas.

A nota fiscal de produtor rural é um documento fiscal de emissão obrigatória pelo produtor rural para a venda de produtos produzidos na sua propriedade.

Segundo o gestor rural Rogério Nunes Vieira, titular da Agricultura de Piratuba, ao emitir notas o agricultor contribui para o aumento da arrecadação do município e consequentemente a elevação de investimentos nas políticas pública rurais.