Principais beneficiados pelos programas da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba, são pequenos agricultores que não tem maquinário próprio.
Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING
Um balanço divulgado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba nesta quinta-feira (03), aponta que 450 propriedades rurais foram atendidas pelo serviço de silagem em 2018. Segundo o gestor, Rogerio Nunes Vieira, titular da pasta, os dados mostram que 70% das propriedades existentes no município, solicitaram atendimento da patrulha de forragem da secretaria.
Pela avaliação do trabalho, os principais beneficiados pelo programa são produtores de leite e gado de corte. De acordo com Vieira, a produção leiteira em Piratuba, constitui importante fonte de renda para o pequenos e médios agricultores.
Para atender a crescente demanda pela produção de silagem, a secretaria conta com nove tratores equipados para o beneficiamento de sorgo e milho, principais cultivares usados no processamento.
Outra importante avaliação feita pela secretaria, diz respeito ao preço da hora máquina, considerado o mais baixo da região da Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense – (AMAUC): “Nossos produtores estão pagando o valor de 10 litros de óleo diesel, que equivale à cerca de R$ 37,00, é um grande benefício para nossos agricultores”, afirma Vieira.
As vantagens não param por aí: No ano que passou a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, distribuiu 2.400 sacos de 50 kg. de adubo químico. Outra facilidade foi a doação de calcário para a correção de solo e o serviço de preparo de terreno para o plantio.
A proposta do setor para 2019 é avançar ainda mais em setores como o melhoramento genético, aprimoramento de raças bovinas e incentivos fiscais para o agricultor que mantem a emissão da nota do produtor rural em dia.