Obra de arte executada por artista piratubense chama atenção pelo colorido e o conjunto de ideias que retratam o trem da colonização, evidenciando a trilogia cultural da imigração.
Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING
Quem circula pela Av. 18 de Fevereiro, região central da cidade, se impressiona com as dimensões da expressão artística, que cobre todo o muro do ginásio de esportes Gov. Pedro Ivo Campos. O trabalho que tem 71 metros de comprimento, por 3,50 de altura, levou cerca de quatro meses para ser executado. As condições de clima e o processo de secagem das tintas impediram que a pintura avançasse com mais rapidez.
O painel artístico, pintado pelo traço suave de Michael George Machado, evidencia uma composição ferroviária que inclui tradicional locomotiva 102 e vagões lotados, que seguem caminho em direção à uma fonte d’água, que representa as Termas Piratuba.
A grafitagem, como é definida a técnica, traz ainda informações históricas sobre as principais datas que marcaram a trajetória do município, como emancipação e a perfuração do poço da Cia Hidromineral, principal atração turística da cidade.
Natural de Carazinho, RS, Michael Machado, chegou em Piratuba com os pais e irmãos na década de 1990. Aos 10 anos de idade já demonstrava inclinação para a arte, o que levou o pai a matriculá-lo em um curso de desenho.
Filho de músico, neto de radialista, Machado é reconhecido no Planalto Catarinense, como um dos pintores artísticos mais requisitados para a execução de placas, painéis artísticos e publicitários.
Mesmo com extenso currículo de atividades, segundo o artista, a execução do painel foi um grande desafio, dada as dimensões e o relevante papel de destaque que a pintura representa, uma vez que ocupa espaço privilegiado diante da Praça do Ferroviário.
O projeto de revitalização do muro, é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Piratuba, e da Fundação Municipal de Cultura e Eventos.