Amanhã, dia 1º de novembro, 12 pacientes de Piratuba que aguardavam por cirurgia de catarata serão conduzidos para realização do procedimento no Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde zera a fila de espera para este tipo de cirurgia pela 4ª vez.
“Esta é a segunda vez que os nossos pacientes serão atendidos em São Lourenço do Oeste. Em 2017, participamos de forma isolada nos procedimentos, mas, este ano, outros municípios da região da AMAUC irão participar, e, desta vez o atendimento será no Hospital da Fundação”, informa o secretário da pasta, Vanderlei Weber (foto).
AINDA HÁ VAGAS PARA REALIZAÇÃO DA CIRURGIA
“Interessados em realizar a cirurgia de catarata podem procurar o Posto de Saúde, munidos de documentação, até as 14h desta quarta-feira, dia 31 de outubro, pois ainda temos vagas”, informa o secretário Vanderlei Weber.
COMO É O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
“A faco-emulsificação é o método de cirurgia da catarata onde é realizada uma pequena incisão na córnea, de cerca de 3 mm, para fragmentar e aspirar o cristalino doente que ocasiona as dificuldades em enxergar. Depois de retirado o cristalino, é implantada uma lente intra-ocular dobrável, que fará o paciente enxergar com mais nitidez e sem ficar forçando muito a vista”, explica Weber.
O instrumento utilizado para microfragmentar o cristalino pode ser comparado a uma caneta, por causa de sua espessura, cuja ponta emite ondas de ultrassom. “A cirurgia de catarata é a solução definitiva para a visão turva ou embaçada”, afirma.
Texto e foto: Elisângela Pezzutti – Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba