Devido ao aumento na demanda e limitação de cotas de laboratórios particulares, procura por laboratório do Hospital São Francisco aumentou consideravelmente, formando filas maiores praticamente todas as manhãs
Um trabalho efetivo na ampliação de consultas nos postos de saúde do município, o que consequentemente gera maior demanda e liberação de exames pela Secretaria Municipal de Saúde, acrescido do esgotamento das cotas de exames custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS em laboratórios particulares, está gerando um tempo maior de espera na fila de coleta de exames no laboratório do Hospital São Francisco. Mesmo estando cumprindo com seus compromissos – que é dar acesso aos pacientes aos serviços do SUS-, a Administração Municipal analisa alternativas para reduzir o tempo de espera dos pacientes, que sem outras opções de laboratórios acabam se concentrando todos no Hospital São Francisco, que é uma instituição porta aberta e atende toda a demanda, inclusive regional.
Quatro laboratórios do município atendem com cotas anuais os pacientes com autorização de exames via SUS. Todos já atingiram os limites de suas cotas neste ano, devido ao aumento da demanda. Assim, os pacientes que necessitarem o serviço por meio do SUS acabam tendo como opção somente o Laboratório do Hospital São Francisco, que mesmo com o atendimento pulverizado nos demais laboratórios particulares, sempre teve uma grande demanda, que agora passa ainda a ser maior.
O atendimento é prestado com senhas por questão organizacional, e não para limitação. Isso quer dizer que todos que necessitam da coleta de exames são atendidos. A senha apenas determinará se o tempo de espera é maior ou menor. A Secretaria de Saúde já manteve contato com o Hospital São Francisco que se colocou à disposição para encontrar uma alternativa para reduzir o tempo de espera. A proposta da ampliação de mais um profissional para a realização das coletas é uma possibilidade, mas a questão é que o espaço estrutural é limitado. A fila sempre existiu, mas com a demanda canalizada, está maior, não acomodando todos os pacientes do lado de dentro da recepção da sala de coleta.