Em 1980, uma década antes da emancipação político-administrativa de Lindóia do Sul, a escola Fioravante Accordi, de Linha Sertãozinho, foi inaugurada para atender as necessidades educacionais da comunidade, oferecendo ensino de primeira a quarta série. Na época e no passar dos anos, jamais se imaginaria que 38 anos após, ou seja, em 2018, a escola iria tornar-se um polo de ensino tecnológico, para preparar alunos lindoienses para o futuro e capacitá-los ao mercado de trabalho.
A partir do dia oito de outubro, uma nova era iniciará na escola, a execução do Programa “Lindóia Tech”, para alunos do quinto ano. A partir de 2019, atenderá também os estudantes do sexto ano e, assim, gradativamente, até contemplar os alunos do nono ano. Em 2018, as aulas acontecerão nas segundas e quintas-feiras, para mais de 50 estudantes, no contra turno da escola, sendo que o município disponibilizará alimentação e transporte aos cursistas.
Na próxima sexta-feira, dia 28, acontecerá o lançamento oficial do “Lindóia Tech” para a sociedade, no Centro dos Idosos, às 19h30. Os pais já conheceram o projeto apresentado pelo prefeito, Genir Loli, idealizador da ideia, pela secretária de Educação, Neura Frare Grandi e equipe do Sistema Fiesc, que irá ministrar o curso. Aos alunos, foram realizadas aulas práticas, que encantaram os mesmos ao conhecerem o projeto.
O programa “Lindóia Tech” tornou-se Lei Municipal para continuar nas próximas gestões. “Nossa proposta é oferecer aulas de robótica, automação, processamento de dados, enfim, disponibilizar uma nova área de conhecimento para os alunos da rede municipal, preparando os mesmos para o futuro, bem como instigar a vontade de ser empreendedores”, afirma o prefeito.
PREMIAÇÃO
O Programa “Lindóia Tech”, é considerado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como o melhor projeto do Estado e o segundo melhor do país. Em março desse ano, o projeto concorreu em nível nacional ao prêmio de R$ 1 milhão e ficou na segunda colocação, atrás apenas, de uma proposta já em execução. Na semana passada, a equipe de jornalistas da assessoria de comunicação do MDS esteve em Lindóia do Sul realizando reportagem do “Lindóia Tech”, bem como das oficinas da Diretoria de Ação Social. Ainda em abril, o prefeito de Lindóia do Sul, Genir Loli, recebeu o prêmio “Prefeito Inovador”, concedido pela Rede Cidades Digitais (RCD), pela criação do projeto.