Hoje, mais 38 moradores de Piratuba foram beneficiados com o recebimento de próteses dentárias através de Programa da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário da pasta, Vanderlei Weber, este ano já foram entregues, sem nenhum custo para os pacientes, 276 próteses. No ano passado foram 234, totalizando 510 próteses até agora. “Este número inclui próteses totais (PT) e próteses parciais removíveis (PPR).
Entre os beneficiados de hoje estavam Geni de Azeredo e Silva, moradora de Linha São Paulo, que recebeu duas próteses totais, e Luiz Rodrigues da Silva Neto, residente em Linha Diesel, que colocou próteses parciais. Segundo a dentista Aline Forcelini, do laboratório ETC, de Concórdia (empresa vencedora da licitação), os dentes artificiais, feitos de material acrílico, não são tão resistentes quanto os naturais, por isso, com a passagem dos anos ocorrem desgastes na dentadura e é necessário efetuar a troca. É o caso de dona Geni, cujas próteses já tinham cerca de 40 anos. “Próteses com esta qualidade confeccionadas em clínicas particulares custam entre R$ 900,00 e R$ 2 mil”, diz Aline. Já o paciente Luiz Rodrigues da Silva Neto estava com a falta de alguns dentes há vários anos, e precisou de próteses parciais.
O diretor de Saúde, Dirceu Dalmagro, destacou a importância de dentes saudáveis, já que a digestão dos alimentos inicia na boca, com uma boa mastigação. O coordenador técnico do Programa de Próteses Dentárias da UBS, o dentista Vinícius Dias, completa afirmando que dentes em boas condições são essenciais para se ter qualidade de vida, além de aumentar a autoestima das pessoas.
O secretário Vanderlei Weber informa que o primeiro passo para quem necessita de próteses dentárias é procurar a Unidade Básica de Saúde de Piratuba para que seja marcada uma avaliação odontológica. O prefeito Bile Benjamini destaca que o objetivo da atual administração é investir na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Piratuba. “Por isso, a saúde sempre será uma de nossas prioridades”, finalizou Bile.
Texto e fotos: Elisângela Pezzutti – Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba