You are currently viewing Vacinação 2018: Unidade Sanitária Central vai atender em horário especial na última semana do mês

Vacinação 2018: Unidade Sanitária Central vai atender em horário especial na última semana do mês

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

De 27 a 31 de agosto atendimento será das 07:00 às 19 horas sem fechar ao meio-dia

 

Após atualizar os números da campanha de vacinação 2018 contra a poliomielite e sarampo, a secretaria municipal de Saúde definiu que a Unidade Sanitária Central atenderá, na última semana do mês, de 27 a 31 de agosto, em horário estendido. Os números levantados até então foram considerados um pouco abaixo do esperado, o que resultou na medida tomada.

Até o presente momento foram vacinadas 2.569 crianças de um a cinco anos incompletos, das 3.497 que constam na relação da secretaria. Isso corresponde apenas a 73,46% da meta estipulada. Ainda restam 928 crianças pendentes e poucos dias úteis para o encerramento da campanha.

Grace Simioni Menegat, que responde interinamente pela pasta da Saúde em Concórdia justifica a decisão tomada, pontuando que a definição pelo horário especial de atendimento, foi a forma encontrada para facilitar e garantir aos pais e responsáveis o acesso a imunização, uma vez que não há previsão, pelo menos por enquanto, de prorrogação na periodicidade da campanha.

Portanto, de 27 a 31 de agosto, na última semana do mês, a Unidade Sanitária Central estará de portas abertas das 07:00 as 19:00 horas diariamente, sem fechar ao meio-dia. “Queremos com isso garantir que todos possam vacinar seus filhos e contamos com a colaboração da comunidade. Esperamos reeditar o sucesso da procura no sábado, dia D, em 18 de agosto, quando tivemos um grande movimento em todas as ESFs” – completa.

A secretária reforça a importância da campanha que é, no seu entendimento, a forma mais eficaz de evitar a disseminação tanto da poliomielite quanto do sarampo em nosso meio. Enfermidades que depois de muitos anos, reapareceram em algumas regiões do País e oferecem sérios riscos à saúde do público-alvo que são as crianças.

“Para evitar que o problema nos alcance, conclamamos aos pais e ou responsáveis que façam a sua parte, pois a secretaria está fazendo a sua. Além da disponibilidade gratuita de ambas as vacinas, teremos também os nossos servidores atendendo em horário especial – finaliza.

Importante lembrar que os demais postos (bairros e interior) permanecerão atendendo normalmente no horário habitual. Ainda assim, as pessoas que tenham dificuldade pelos mais variados motivos e quiserem levar as crianças na Unidade Sanitária poderão fazê-lo sem restrições, aproveitando a nova sistemática. Basta comparecer no horário estipulado portando a carteirinha e o cartão SUS da criança.

A apresentação é imprescindível para identificar ausências de outras coberturas vacinais e, consequentemente, atualizar o documento.