A Secretaria de Saúde e Ação Social de Lindóia do Sul adere à campanha nacional de prevenção ao suicídio, denominada “Setembro Amarelo”. Uma das ações será propagar o assunto durante a comemoração ao Dia da Pátria, no dia oito do próximo mês, no segundo “Movimente Lindóia” que terá como tema a campanha “Setembro Amarelo”. Profissionais da saúde também entregarão material informativo e a médica, Patricia Wastner falará sobre o tema aos participantes.
O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente em situação de tabu contribuindo para o aumento de vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior as vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 09 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
A orientação dos profissionais da saúde para prevenção é não julgar, banalizar ou dar sermões às pessoas que apresentam sintomas. É recomendável ouvir, conversar e auxiliar para buscar ajuda.
A Secretaria de Saúde e Ação Social de Lindóia do Sul oferece ajuda. Os munícipes poderão procurar a Unidade Básica de Saúde, que conta com uma equipe de profissionais aptos para atender quem precisa. Os pacientes terão sua identidade anônima e todo o atendimento necessário. A nível nacional, existem formas de buscar ajuda por meio de ligação gratuita para o número 188 ou acessar o portal do Centro de Valorização da Vida: www.cvv.org.br