You are currently viewing Prefeitura empenhada para diminuir e zerar filas de espera para cirurgias

Prefeitura empenhada para diminuir e zerar filas de espera para cirurgias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Diversos procedimentos estão sendo realizados para atender pacientes da Saúde de Itá

 

Nas últimas semanas foram encaminhados, pela Secretaria de Saúde de Itá, inúmeros pacientes que aguardavam nas filas para a efetivação de procedimentos cirúrgicos.  Um bom exemplo disso está sendo o mutirão de cirurgias de catarata, organizado pelo Governo do Estado, onde em torno de 25 itaenses foram deslocados para Fraiburgo e Caçador, para fazer a cirurgia.

“Como o mutirão de cirurgia tem seu maior custo absorvido pelo Estado, cabe ao município as despesas no transporte dos pacientes e acompanhantes na maioria dos casos e, em outros, a contrapartida de pequenos complementos”, explica o Secretário de Saúde de Itá, Darci Antonio Kolakowski.

Dessa maneira, a fila de espera para cirurgia de catarata está. De novo, praticamente zerada no município. “Estar numa fila aguardando estes procedimentos ocasiona um sofrimento e insegurança dos pacientes e familiares, e o mutirão de cirurgia é uma oportunidade de diminuir e/ou zerar as filas de espera destes procedimentos”, completa ele.

Outro fator relevante destacado pelo secretário é a questão da economia dos recursos públicos. “Desta forma estamos economizamos os custos de algumas cirurgias, para poder pactuar outros procedimentos que são pagos diretamente com os recursos do município”.

Desde o início deste ano foram oito cirurgias de catarata realizadas em Chapecó, contratualizadas pelo município. Outras nove cirurgias realizadas em Fraiburgo e mais 10 na cidade de Caçador foram na modalidade de mutirão, sendo que cinco outros pacientes que foram encaminhados não puderam realizar os procedimentos pela complexidade dos casos e serão encaminhado posteriormente como procedimentos de alta complexidade.

O Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, também comemora o resultado dessas ações. “É muito gratificante poder acompanhar o resultado dessas cirurgias. É um procedimento simples, mas que devolve a capacidade de visão das pessoas da nossa comunidade. Desde que assumimos a Administração Municipal, trabalhamos com muita determinação “para dar andamento o mais rápido possível nas filas de cirurgias, sendo que algumas já estão sendo zeradas”, destaca o prefeito.

Outros procedimentos

A secretaria de Saúde de Itá está atuando em várias frentes, buscando diminuir ou zerar as filas de procedimentos cirúrgicos. Além de realizar neste ano em torno de 50 procedimentos ortopédicos de joelho no município de Penha, no litoral de SC, pretende executar até o final do ano, em torno de 15 cirurgias de ortopedia de ombro em Xaxim, pagas com recursos próprios.

Diversas cirurgias eletivas na área de vesícula, hérnia, varizes e ginecológicas estão sendo realizadas no Hospital São Pedro de Itá, Peritiba e Arabutã, aproveitando os prestadores de serviços existentes.

Outro setor que vem evoluindo com agilidade e quase está sendo zerada a fila de espera são as cirurgias realizadas em Chapecó pelo profissional de otorrinolaringologia. “Foram realizadas até o momento oito cirurgias e apenas dois pacientes ainda aguardam na fila, sendo que estão planejadas a execução destes procedimentos até o final deste ano” revela o Secretário Darci.