Com a coordenação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) da Secretaria Municipal de Saúde de Arabutã, foi realizado na semana passada o Workshop das Profissões, trabalho que faz parte do Projeto Rodovia da Vida, que tem como objetivo trabalhar a Orientação Profissional e de Carreira de quinze jovens da Escola de Educação Básica de Arabutã. O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura municipal.
No total, 20 profissionais das mais diferentes áreas e níveis de formação participaram do evento em uma conversa com os alunos, tudo isto com a intenção de auxiliar os adolescentes que estão concluindo o Ensino Médio na tomada de decisão pela escolha da carreira que pretende seguir.
Segundo uma das coordenadoras do projeto, a psicóloga Márcia Scheer, os próprios alunos é que sugeriram quais profissões interessam mais e a coordenação agradece aos voluntários que se dispuseram a dividir experiências com os estudantes. Todos os profissionais convidados falaram da escolha, da forma como ingressaram na vida acadêmica, das vantagens de cada curso, mercado de trabalho, salários e das diversas opções de atuações que cada profissão oferece.
O projeto que também tem a coordenação da educadora Daniela Lamb envolve, além da escolha de qual vestibular prestar, contribui também para o autoconhecimento e para a percepção realista do mundo do trabalho, assim como também em relação aos interesses, aptidões, valores, características de personalidade e outras variáveis envolvidas para cada aluno.
Serão 10 encontros semanais com entrevistas semidirigidas, atividades objetivas, aplicação de técnicas e testes psicológicos, dinâmicas de grupo, contato com a realidade profissional através de pesquisas, entrevistas e o workshop das profissões.