Reunião para tratar as demandas da Assistência Social aconteceu nesta quinta-feira 21, na sala de reuniões da Amauc. Participaram do encontro Assistentes Sociais, Diretores e Secretários da pasta, Coordenadoras de CRAS, Psicólogas e técnicos da área. O encontro contou também com a presença da Prefeita de Peritiba Neusa Klein Maraschini e do Vice-Prefeito de Irani Marcelo Pegoraro.
A reunião iniciou com a eleição da diretoria que estará à frente do colegiado pelo período de um ano, a Diretora do CRAS de Ipira – Isabel Cristina Hilgert Koch foi eleita Presidente, Vice-Presidente – Vice-Prefeito de Irani Marcelo Pegoraro, 1ª Secretária -Assistente Social de Arabutã Sabrina Mores e 2ª Secretária – Coordenadora do CRAS de Xavantina Leonora Brandelero Kipper. Isabel destacou a importância do grupo estar unido, “trabalhamos juntos pelo fortalecimento de mecanismos que visem a construção de políticas e programas direcionados a assistência social dos municípios”.
Conforme a Assistente Social da Amauc, Neusa Poletto Pucci, foram repassadas orientações quanto a realização das Conferências Municipais da Criança e do Adolescente e a Conferência da Pessoa Idosa. A psicóloga da 14º DPCAMI, Francieli Benjamini, falou sobre a Lei 13.431/2017 que trata da escuta qualificada, para atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crime, falando sobre o atendimento em rede e o principal objetivo da lei que é proteger nossas crianças e diminuir sua exposição e sofrimento, diante dos fatos.
Ainda foi tratado sobre a visita técnica de Assistente Social da FECAM, Janice Merigo, programada para os dias 14 e 15 de agosto, que irá trabalhar o monitoramento dos planos e reordenamento da Política de Assistencia Social. Informou-se ainda sobre o encontro técnico de Proteção Básica, que irá acontecer nos dias 21 e 22 de agosto, em Concórdia, pela Secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST, com o intuito de identificar como os serviços da Proteção Social Básica vêm sendo executados e de propiciar espaço de orientações e reflexões.
Na parte da tarde foi realizada uma roda de conversa entre as equipes técnicas dos municípios sobre as diferentes formas de Violência contra a pessoa Idosa, diante da grande demanda identificada nos municípios. “Esse momento de troca de saberes são muito importante para que juntos pensamos em ações e políticas públicas que garantam a segurança e amparo que os idosos vítimas de violência precisam”, pontua Neusa.