You are currently viewing Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Administração Municipal de Concórdia presta alguns esclarecimentos diante da veiculação de vídeo, feito e divulgado por um terceiro, que não reside no município e não tem nenhum parentesco com a família citada, quanto a situação de um menor, iniciais A.L.S.W, de três anos de idade, que necessita de cuidados especiais, devido seu quadro de saúde.

Diante da exposição do menor e dos questionamentos feitos em relação a atenção que mãe e filho recebem da Secretaria Municipal de Saúde, informamos que todos os atendimentos solicitados e necessários ao menor foram prestados pelo município. Segundo relatório apresentado pela Secretaria de Saúde, comprovado de forma documental, o menino já recebeu: Policlínica – uma consulta com cirurgião geral, 17 consultas com pediatra, duas consultas com oftalmologista, sendo realizados dois exames oftalmológicos, e sete consultas com neurologista; Atenção Básica – foram sete visitas domiciliares, 40 atendimentos em postos de saúde, quatro consultas com clínico geral, e 89 procedimentos odontológicos; Medicamentos – 180 itens disponibilizados pela Farmácia Municipal, 12 itens não padronizados, autorizados por avaliação de assistente social, e entrega de 770 fraldas (desde 25 de agosto de 2017, data da solicitação).

O audiovisual também cita a necessidade de uma cadeira de rodas, para mobilidade do menino. No entanto, a Secretaria de Saúde, nem mesmo outro órgão do município, consta em seus protocolos o pedido formalizado pela mãe. O mesmo ocorre quanto a maior necessidade de fraldas, pois quando entregue a quantidade autorizada, nunca houve o pedido de maior número, com exceção de um mês, em que a mãe alegou que a criança estava internada e precisava de uma quantidade maior, que lhe foi entregue.

O menor teve todas as internações custeadas pelo SUS, desde seu nascimento. Não consta nos registros da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum tipo de atendimento que o paciente esteja em fila de espera. O que há, é uma consulta com um neuropediatra (em Florianópolis-SC), que a Secretaria Municipal recebeu o encaminhamento no dia 30 de abril de 2018, agendando a consulta para dia 5 de junho de 2018, última terça-feira. Como a médica sofreu um acidente, a consulta foi suspensa, e deve ser reagendada, quando a profissional se recuperar.