You are currently viewing Prefeitos avaliam XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Prefeitos avaliam XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Terminou nesta quinta-feira (24) a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com a leitura da Carta do evento que será entregue à presidência da República, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e outras autoridades.

Para o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, a Marcha foi um sucesso. Ele destacou a importância do evento e o quanto esses espaços empoderam os gestores municipais. “A lógica agora passou a ser invertida. Ao invés dos prefeitos e prefeitas marcharem até o palácio ou congresso nacional, para reivindicar e para serem ouvidos, é o presidente da república e os demais governantes que vem ao palco da marcha, ao encontro dos prefeitos, para assumirem compromissos com o municipalismo e para darem satisfação dos seus compromissos com as pautas municipalistas”, explica ele.

A mesma opinião é compartilhada pela prefeita de São José, Adeliana Dal Ponte, para ela as Marchas sempre trouxeram ganhos para o movimento municipalista. “Essa convivência com mais proximidade do legislativo e do executivo federal ajuda para quando um deputado ou o congresso nacional forem votar alguma lei, eles também se darem conta da repercussão que essa tem lei nos municípios. É um momento do movimento se fortalecer, porque nós só conseguiremos avançar com a união de todos os prefeitos”, diz. O sentimento da necessidade de união é o que movimentou os prefeitos durante o evento. “Isso que a gente pensa quando participa desses encontros, a gente entende que união faz a força. Então nesse momento que a gente entende, pensa pelo menos, que vai surtir efeito lá no dia-a-dia”, comenta o prefeito de Jaborá, Kleber Nora.

Ao todo foram mais de oito mil participantes, sendo cerca de três mil prefeitos, entre eles, mais de 160 prefeitos catarinenses saíram da Marcha com o desejo de mudar a realidade municipal. “Levo daqui conhecimento, experiência e, acima de tudo, força e coragem para lutar lá no meu município”, expos a prefeita de Chapadão do Lageado, Marli Goeretti Kammers. “É muito importante os municípios, os estados, todos nós nos unirmos pela busca de objetivos em comum. Com união nós conseguimos resolver muito mais fácil”, opinou também a prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert.

A carta, endossada pelos mais de oito mil municipalistas que participaram do evento, reforça algumas reivindicações dos municípios, mas os compromissos com o Brasil e a população, firmados na Carta, vão além do Poder Executivo e se estendem ao Legislativo e Judiciário. “Também, esses compromissos com os pré-candidatos à presidência da república, fazer com que esses candidatos assumam compromisso com  os municípios, com certeza após eleitos os candidatos vão ter um compromisso com a CNM, com a FECAM, e com todos os prefeitos do país”, ressalta o prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann. Outro item destacado pelo prefeito e que está na Carta é compromisso do governo federal em aumentar os valores dos limites da Lei de Licitações. “Essa atualização  dos valores, que estão há anos sem serem atualizados, vai trazer melhoras nas gestões dos prefeitos de todos os municípios”, coloca ele.

Confira a íntegra da carta aqui.

Diretoria CNM

Durante a Marcha a nova diretoria da CNM tomou posse, assumindo o controle da entidade o ex-prefeito de Saldanha Marinho (RS), Glademir Aroldi. O prefeito Do município catarinense de Zortéa, Alcides Montovani, assumiu a suplência da Região Sul.  

Municiência

A premiação para as iniciativas mais inovadoras do projeto MuniCiência ocorreu na tarde de quarta-feira, 23 de maio. O Prêmio é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a União Europeia.  Foram 15 finalistas, entre eles, o município de Iomerê.