Secretários de Educação e Professores da área de Educação Infantil, participaram do último encontro da formação continuada para Construção Coletiva de Diretrizes Curriculares Regionais da Educação Infantil, durante o dia de hoje, 24 de maio, na sala de reuniões da Amauc.
Foram 13 encontros coordenados pela professora Claudia Maria da Cruz, que trabalhou diversos temas, todos pensando na construção das Diretrizes Curriculares para a região da Amauc. “Esses encontros foram muito valiosos, pois nos permitiu a troca de experiências, conhecimento da necessidade de cada município e os direcionamentos corretos para a construção das Diretrizes Regionais para a Educação Infantil”, comenta a professora. O próximo passo é a elaboração e impressão do documento, que deve ficar pronto até o final do mês de agosto. “Esse será um material norteador para a gestão da educação infantil nos municípios, pensado de uma forma que garanta os direitos de aprendizagem das crianças, como o brincar, explorar, conviver, participar, expressar e conhecer-se”, finaliza Claudia.
A Educação Infantil vem mudando nos últimos anos no Brasil, e os municípios precisam acompanhar isso se adequando sempre com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Base da Educação. A primeira infância é a fase de vida da criança que ela precisa mais que em qualquer outro momento na vida de um meio rico em experiências e estímulos. A instituição educacional, ao cuidar e educar essa criança precisa assegurar a integração entre família e instituição, atender as necessidades das crianças, respeitar seus direitos, permitindo-a viver cada fase da sua vida em plenitude.