Fumdema realiza a segunda ação do ano, desta vez em Três de Outubro, Três Barras e Lageado dos Pintos. A proposta de descentralizar o recolhimento de lixo eletrônico e lâmpadas
Dando sequência a Iniciativa Lixo Zero, lançada no ano passado, e oportunizando também a população rural a uma destinação correta dos resíduos sólidos, a Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Fumdema, realiza na próxima sexta-feira, 18, o segundo Desafio de Coleta do ano. Desta vez, as comunidades a serem contempladas são Três de Outubro, Três Barras e Lageado dos Pintos. Em 2018, a Fundema tem um calendário com oito Desafios de Coleta, sete delas serão em comunidades do interior, culminando com o Desafio de Coleta da República, marcada para o dia 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, com recolhimento no Ecoponto, a ser instalado na Rua Coberta.
O Desafio de Coleta deste dia 18 de maio, envolverá as equipes do Fumdema, recolhendo lixo eletrônico – informática, eletrodomésticos, pilhas e baterias – e lâmpadas nas comunidades. O recolhimento dos resíduos sólidos será realizado das 13h30 às 16h. O calendário de ações segue no dia 15 de junho, com Desafio de Coleta, no Distrito de Santo Antônio, 20 de julho, em Presidente Kennedy e 17 de agosto, em Engenho Velho. Em 21 de setembro, o recolhimento será em Tamanduá, Suruvi, Posto 100, Km 111 e Lajeado Paulino.
Para encerrar o roteiro no meio rural, tem Desafio de Coleta no dia 26 de outubro, em Barra do Tigre, Barra Bonita, Canhada Funda, Pinhal, Tiradentes e Caravággio. No dia 15 de novembro, haverá recolhimento na Rua Coberta, onde será instalado o Ecoponto da República. A programação objetiva recolher os resíduos sólidos domiciliares que não são alcançados pela coleta regular, destinando-os para reuso e ou reciclagem. As ações também têm como proposta oportunizar a participação de Organizações da Sociedade Civil voluntárias.