As cidades de Alto Bela Vista, Anita Garibaldi, Capinzal, Concórdia, Abdon Batista, Itá, Mariano Moro e Marcelino Ramos, localizadas no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passarão a contar com operadores qualificados para operar as balsas e embarcações usadas em travessias de rios nestas localidades.
A Capitania dos Portos de Santa Catarina, no período de 05 a 09 de março de 2018, realizou o Curso de Formação de Marinheiro Fluvial, o qual foi patrocinado pelas Prefeituras e Empresas de Navegação da área de abrangência de forma gratuita aos operadores de balsa e embarcações destes municípios.
A solenidade da entrega da certificação e habilitação aconteceu na manhã de hoje (4), na sala de reuniões da Associação dos Municipais do Alto Uruguai Catarinense – Amauc. Foram formados neste curso 25 profissionais que estão habilitados para operarem.
O objetivo do curso é capacitar os operadores de embarcações, para que estejam aptos a oferecer segurança na navegação e na salvaguarda da vida humana. O Sr. Orlando Gonzaga, Capitão de Corveta – chefe do departamento da Divisão de Ensino Profissional da Capitania dos Portos de Santa Catarina, reforça que: “todo o conhecimento adquirido seja multiplicado por vocês, para que tenhamos cada vez mais segurança no ambiente aquático. Uma balsa de travessia deve estar de acordo com todas as exigências legais para o seu funcionamento, pois além do transporte de cargas se esta transportando vida”. Destaca ainda que, são três os principais propósitos da Inspeção Naval, na fiscalização de Segurança do Tráfego Aquaviário as quais visam: a segurança da navegação; a salvaguarda da vida humana no mar; e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.
A prefeita de Alto Bela Vista, Sr. Cátia Tessmann Reichert, participou da solenidade, parabenizando todos os formandos, destacando a importância do curso e agradecendo o empenho dos operadores de balsas. “Em Alto Bela Vista os operadores são funcionários do municípios, três balseiros participaram do curso e hoje receberam sua habilitação, com toda certeza contribuirão significativamente para a segurança dos cidadãos que precisam desse meio de transporte para poderem se deslocar”.