Gestores e técnicos da Educação dos municípios da Amauc participam nesta quinta-feira 03, da capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas da Educação – PAR, na sala de reuniões das Amauc, que será coordenada pela professora Mestre, Gilmara da Silva, pedagoga, com especialização em alfabetização.
Um dos objetivos é a orientação para o preenchimento do PAR, alinhando as determinações legais dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Durante todo o dia será tratado sobre as diversas ferramentas do PAR auxiliando os gestores e técnicos sobre o correto preenchimento e acompanhamento das informações para que não se percam prazos para correções de possíveis diligências.
Metodologia:
Orientações sobre a finalização da aba “Execução e Acompanhamento” do PAR 2011/2014; obras concluídas e as obras em andamento da aba “Obras 2.0”, “Emendas Parlamentares”. Orientações para o preenchimento do planejamento do PAR 2017/2020 e principais encaminhamentos que os municípios devem desenvolver para firmar os termos de compromisso por meio do PAR[1], Simec[2], Sigarp[3], site do FNDE[4] e o Sistema de Obras 2.0.
PAR O que é? O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE.
CONSULTORA – Prof. Ms. Gilmara da Silva
Possui Mestrado (2006), Especialização em Alfabetização (2002) e graduação em Pedagogia (1988) pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou como consultora do MEC entre os anos de 2010 e 2014 para a Educação Infantil do Campo (SECADI) para implementação das novas diretrizes curriculares, para a ampliação das ações relacionadas ao Programa Ensino Médio Inovador (COEM) e estudo avaliativo da implementação de tecnologias educacionais de correção do fluxo na educação básica em redes municipais de ensino dos estados do Sul, Sudeste e Norte do Brasil (COGETEC); pelo INEP em 2012 para indicar experiências exitosas na gestão educacional para o Prêmio Inovação de Gestão Educacional, e como professora elaboradora e revisora de itens do BNI – Banco Nacional de Itens para a prova docente. É autora dos fundamentos pedagógicos e legais dos livros didáticos da Educação do Campo nos anos iniciais do Ensino Fundamental junto a Editora Moderna em 2012. É consultora na área de Educação para organização legal, administrativa e pedagógica das Secretarias de Educação em municípios dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Atua na elaboração, implementação e desenvolvimento de Políticas e Programas Educacionais no âmbito de Secretarias de Educação e junto a Associações de Municípios. Tem experiência na área de Educação como docente desde a Educação Infantil até a pós-graduação na área de Pedagogia; em cursos de graduação e pós-graduação na área de Teologia e como formadora de professores. Desenvolve consultoria técnica especializada para estruturação da metodologia geral do Arranjo de Desenvolvido da Educação; desenvolvimento do diagnóstico e elaboração do plano de ação do ADE de iniciativa do Instituto Positivo junto aos municípios da Granfpolis desde 2015 e atua como consultora técnica e pedagógica do CoGemfri que reúne os municípios do litoral norte de Santa Catarina.