Equipamento adquirido em 2008, não era adequado as necessidades do educandário, e apresentou problemas constantes desde sua instalação. Agora Secretaria de Educação fará investimento de pouco mais de R$ 110 mil para resolver o problema de vez
Um problema que se arrasta desde 2008, na Escola Básica Municipal Santa Cruz, está bem próximo de uma solução, devido a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O elevador, instalado para facilitar o acesso de crianças com dificuldade de locomoção, nunca funcionou efetivamente, conforme os relatos documentados pela direção da escola. Agora, a atual Administração Municipal irá substituir o equipamento, por um novo, com um investimento de mais de R$ 110 mil.
A licitação, que será realizada no próximo dia 9 de maio, prevê a retirada de todo o antigo equipamento e adequação da parte estrutural para a instalação do novo elevador, adequado para o transporte de pessoas. Além de não ter funcionando corretamente, a atual elevatória é para o transporte de carga, o que não era a maior necessidade do educandário.
Documentos da escola comprovam o pedido por soluções e a constante realização de reparos, que faziam com que o elevador funcionasse por um período e, logo parasse novamente, em poucos dias. A direção afirma que também buscou avaliações de outras empresas para verificar a possibilidade do conserto, sendo que a resposta era da inviabilidade, pelo custo e pelo equipamento inadequado para transportar, por três andares, as crianças.
“Este é um caso histórico da escola, que vem desde 2008. Foi realizado todo um levantamento e o custo para consertar um equipamento, que sequer era adequado para atender e facilitar a locomoção dos alunos, era muito maior do que a compra de um novo. Por isto, lançamos a licitação que será aberta nos próximos dias”, explica o Secretário de Educação, Neuri Comin.
Conforme o secretário de Educação, a demanda de melhorias e reformas nas escolas municipais é milionária. “No entanto, nosso foco agora está em resolver as situações encontradas nos levantamentos feitos pelos servidores da nossa pasta. Aos poucos iremos atender todas as prioridades, dentro do que nosso orçamento prevê. O objetivo sempre será oferecer condições adequadas para a comunidade escolar”, destaca.