Inicialmente município não estava na lista dos contemplados, mas o empenho da Administração Municipal, que apresentou a situação que se encontra a ambulância em trabalho, fez com que Concórdia fosse anunciada entre os 11 municípios contemplados pelo Ministério da Saúde
Possivelmente até o fim de abril, o SAMU de Concórdia contará com uma nova ambulância para a realização dos trabalhos. O município foi anunciado entre os 11 catarinenses contemplados com o bem, que será repassado pelo Ministério da Saúde. A reivindicação pela nova ambulância vem desde o ano passado. O prefeito Rogério Luciano Pacheco esteve no Ministério, em Brasília, em junho de 2017, e levou o pedido. A mobilização seguiu no início deste mês, quando Concórdia não aparecia entre as contempladas e o motor da ambulância, que está em uso, acabou fundindo.
De imediato, o secretário de Saúde, Sidinei Schimidt, e o prefeito, fizeram contato com o senador Paulo Bauer, que levou ao Ministério da Saúde, a urgência de Concórdia receber a nova ambulância. O anúncio de que Concórdia receberia o bem, ocorreu na tarde de ontem, quando o Ministério divulgou os 11 municípios catarinenses contemplados e fez o repasse das ambulâncias ao Estado. Além de Concórdia, foram atendidos Ascurra, Fraiburgo, Itapiranga, Itapoá, Matos Costa, Meleiro, Palhoça, Santa Cecília, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifácio. A ambulância a ser repassada, tem um custo aproximado de R$ 170 mil.
Quando o novo veículo chegar, a antiga poderá integrar a frota da Secretaria Municipal, que atualmente conta com mais duas ambulâncias. “Podemos descaracterizá-la, e utilizar para o transporte de pacientes”, adianta o secretário, se referindo ao veículo que deverá retomar os trabalhos do SAMU nesta quarta-feira, 28, depois de finalizado o conserto, que custou R$ 32 mil. A ambulância apresentou problemas no motor na primeira semana de março. Enquanto ficou parada para concerto, a ambulância dos Bombeiros Voluntários deu cobertura.